segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Noticias Eurest

Caros amigos,

A Eurest Portugal continua dar provas da sua competência e rigor na prestação de serviços inovadores e de qualidade aos seus Clientes. Os resultados obtidos demonstram que somos uma empresa apoiada numa estratégia de crescimento sustentado, tendo registado um aumento do volume de vendas na ordem dos 11% no 2º Quadrimestre de 2009/2010 face ao ano anterior. A aposta na optimização da gestão da produtividade nas várias Unidades pela Direcção de Recursos Humanos e na Formação tem sido um importante contributo para o bom desempenho da empresa.
Enquanto empresa socialmente responsável, a Eurest Portugal continua a apoiar várias iniciativas, quer a nível social ou cultural, tendo estado ao lado de várias entidades tais como a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), entre outras. A promoção de produtos nacionais também é uma das iniciativas que a Eurest apoia como é o caso das Cerejas do Fundão.

Votos de um excelente trabalho e de boas férias, se for o caso!

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Leite, Director Geral da Eurest Portugal


Indicadores de desempenho da Eurest Portugal no 1º Semestre de 2009/10

Nos últimos dois anos, o sector da Restauração, foi afectado pela recessão económica. A Eurest tem estado em contra-ciclo, registando um crescimento acima do mercado. Graças à estratégia seguida tem sabido antecipar a conjuntura económica, apostando em diversas áreas de negócio como a área Social, Escolar e Saúde.
De Outubro 2009 a Maio de 2010, a Eurest registou um volume de vendas de 115 M€, um aumento de cerca de 11% face ao anterior (2008/2009). A entrada de novos Clientes, nomeadamente da DREC e DREN, permitiu o crescimento em alguns sectores onde actuamos.
A aposta numa política comercial mais agressiva com propostas mais inovadoras e preços mais competitivos, permitiu à Eurest marcar uma posição num mercado cada vez mais competitivo. A Eurest propõe-se a prestar um serviço de acordo com os elevados padrões de Qualidade e Segurança Alimentar de forma a garantir a satisfação do Consumidor, Cliente e também Colaborador.


Unidade Cereja na Área de Serviço do Fundão (A23) em destaque

Em Março de 2005, a Eurest Portugal inaugurou uma Unidade sob a marca Cereja na Área de Serviço do Fundão, localizada na Auto-Estrada da Beira Interior – A23 (Km 162). A origem do nome da Unidade deve-se ao facto de a região do Fundão ser produtora de cerejas.
A Unidade da Eurest oferece serviços de Restaurante, Cafetaria e uma Loja de Conveniência, prestados pelos cerca de 16 Colaboradores sob a gerência de Dulce Machado, funcionária da empresa desde 1998. Com um serviço de 24 horas por dia, a Unidade da Eurest Portugal pretende assegurar um serviço inovador e de qualidade, cada vez mais adequado às actuais exigências do mercado de forma a satisfazer todos os 130.000 Clientes que anualmente a visitam. Para além desta Unidade, a Área de Serviço do Fundão dispõe de uma zona de abastecimento, concessionada pela CEPSA, de lazer e descanso com parque de estacionamento.
Como a cereja é o ex-libris da região do Fundão, em 2009, a Eurest, enquanto empresa que tem preferência por produtos nacionais, decidiu apostar na comercialização da cereja do Fundão na sua Unidade da Área de Serviço do Fundão, tendo também estendido a comercialização da cereja às restantes Unidades da empresa situadas na A23: Guarda (Javali); Castelo Branco (Raposa); Vila Velha de Rodão (Go2) e Abrantes (Tasca). A aceitação por parte dos Clientes foi tal que, as Unidades da Eurest venderam mais de 5 toneladas de cereja.
Em 2010, a Eurest decidiu alargar a comercialização da cereja do Fundão às 17 restantes Unidades Eurest em Áreas de Serviço. Com esta iniciativa, a Eurest prevê vender cerca de 10 toneladas da cereja mais famosa do país que nasce na encosta da Serra da Gardunha entre os meses de Maio e Julho. Porque o que é nacional é bom, não deixe de visitar as Unidades Eurest Portugal, espalhadas pelo país de norte a sul: (A) nº 1, 2, 3, 4, 6, 13, 17, 22, 28 e 2ª Circular em Lisboa.


Eurest assina contrato com 3 novas Unidades da rede Saúdecuf

A Eurest assinou recentemente o contrato de fornecimento de refeições com três novas Unidades da rede Saúdecuf: Clínicacuf Cascais, Clínicacuf Torres Vedras e Hospitalcuf Porto, ás quais irá fornecer cerca de 127.750 refeições por ano no total. Estas três novas Unidades juntam-se a outras 2 Unidades da rede Saúdecuf, Hospitalcuf Descobertas e Hospitalcuf Infante Santo, as quais já são Clientes da Eurest já alguns anos. A conquista de novos Clientes resulta da estratégia de crescimento sustentado levado a cabo pela empresa nestes últimos anos.
Com mais de 60 anos de experiência a prestar cuidados de saúde, a rede Saúdecuf tem vindo a crescer, tendo neste momento 8 Unidades a seu cargo, 5 das quais são fornecidas pela Eurest. As Unidades da rede saúdecuf complementam entre si a sua oferta de serviços, permitindo obter uma vasta gama de cuidados de saúde de acordo com os mais exigentes padrões clínicos e de conforto.
Para com estes novos Clientes, a Eurest compromete-se a prestar um serviço de qualidade, apresentando ementas equilibradas de acordo com as necessidades nutricionais de cada paciente, mantendo os elevados padrões de Segurança Alimentar.


Eurest implementa ferramentas para gestão do trabalho temporário

A equipa da Direcção de Recursos Humanos (DRH), em parceria com a Direcção Sistemas de Informação (DSI), desenvolveu a ferramenta de aplicação CTT - Controlo de Trabalho temporário – que permite à Eurest ter um maior controlo do processo de contratação de Trabalhadores Temporários.
A aplicação CTT foi desenvolvida após uma análise detalhada do procedimento utilizado, uma vez que já não correspondia às exigências da Eurest. Este novo sistema vem permitir um maior controlo de custos e um maior rigor dos contratos dos Trabalhadores Temporários tendo em conta as alterações do Código do Trabalho. Com esta aplicação, a Eurest acaba com o processo burocrático de autorizações em suporte papel, que além de moroso e pouco eficiente, é também pouco ecológico.
Neste momento, a Eurest já implementou a ferramenta de aplicação CTT em mais de 10 Unidades e está a desenvolver acções de formação às Equipas que irão trabalhar directamente com a aplicação.
A DRH colocou também em fase de testes e inserção de informação a aplicação K-System que irá permitir uma gestão mais eficiente dos processos de recrutamento e será também fundamental para a gestão da formação e de carreiras. Desta forma, a Eurest passa a identificar de uma forma mais rápida as competências de cada Colaborador, procurando de forma activa apoiar e contribuir para o seu desenvolvimento dentro da empresa.

Não esquecer de...

Participar dia 6 de Julho no 3º Encontro de Técnicos da área da Qualidade, Ambiente e Segurança da Eurest.
No dia 6 de Julho, a Direcção da Qualidade da Eurest realiza a 3º edição do Encontro de Técnicos da área da Qualidade, Ambiente e Segurança da empresa. Este Encontro tem como objectivo a troca de experiências entre os vários técnicos, tendo os mais novos a oportunidade de mostrar os trabalhos que têm vindo a desenvolver nestas duas áreas.

Que novas condições de trabalho geram novos riscos… Proteja-se!
“Prevenir é investir no futuro” foi o lema da campanha do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho que esteve nas ruas no dia 28 de Abril. A Eurest não ficou indiferente e associou-se a esta iniciativa com a divulgação de cartazes promovidos pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) em todas as Unidades. Para promover a prevenção e segurança no trabalho, a Eurest lançou o concurso interno “4 Save innovate”. Esta acção tem como objectivo incentivar os Colaboradores a comunicarem “Boas práticas na Prevenção e Segurança no Trabalho”. Pela sua saúde – Proteja-se!

Aderir ao Projecto de redução de Sal
A Eurest Portugal, enquanto empresa que se preocupa com o bom equilíbrio da saúde e bem-estar dos Consumidores, apostou na implementação de um projecto de redução de adição de sal nos pratos de dieta numa Unidade piloto, a OGMA. Para substituição do sal, a Eurest recorreu à introdução de ervas aromáticas, o que contribuiu para a diminuição de 43% da quantidade de sal adicionado. Um menor consumo de sal reduz significativamente a pressão arterial e consequentemente as doenças associadas. Neste projecto foram realizados inquéritos de satisfação sobre o prato de dieta, rastreios de tensão arterial e divulgação de informação aos Consumidores.

Sabia que…

Maio é o mês do Coração e que a Fundação Portuguesa de Cardiologia contou com o apoio da Eurest para promover o evento “Desafio do Coração”?

A Eurest, enquanto empresa socialmente responsável, apoiou a 6ª edição do “Desafio do Coração” da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que se realizou entre os dias 20 e 22 de Maio, no Estádio Universitário de Lisboa, com a distribuição de cartazes e fichas de inscrição nas várias Unidades do distrito de Lisboa, um Stand com actividades alusivas a uma Alimentação Saudável e oferta de sopa durante os três dias do evento. No total, o Stand da Eurest contou com a visita de cerca de 1.660 pessoas.

A Eurest Portugal apoia a Cultura?
Entre 12 e 15 de Maio, a Eurest apoiou a 14ª edição do “Matosinhos em Jazz”, um dos mais prestigiados festivais de jazz de país, com a oferta do Catering aos espectadores, nos intervalos dos espectáculos. Este evento foi ainda divulgado em todas as suas Áreas de Serviço, Escolas Superiores e Hospitais, da zona Norte. Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, a edição deste ano contou com alguns dos nomes mais importantes do jazz mundial.

É possível reduzir os resíduos e desperdício nas Unidades através do programa Trim Trax do Grupo Compass?
Com o objectivo de optimizar o desempenho nas Unidades na área Ambiental, a Eurest decidiu implementar o Programa Trim Trax, projecto do Grupo Compass já implementado em outros países, em quatro Unidades piloto: OGMA, Área de Serviço de Santarém, Hospital Viana do Castelo e Carris de Miraflores. O programa Trim Trax pretende sensibilizar as equipas operacionais a adoptar práticas que minimizem a produção de resíduos e desperdício nas Unidades na preparação das refeições assim como as sobras de alimentos/refeições.


A Eurest para dar as boas-vindas à Primavera/Verão realizou rastreios a colaboradores e clientes?
A Direcção da Qualidade, com o apoio dos seus Técnicos de Nutrição, realizou no passado mês de Abril junto de Colaboradores e Clientes a 2ª edição do Rastreio Saúde e Bem-estar. O rastreio tinha como objectivo avaliar o estado nutricional dos participantes ao nível do Peso; Altura; Índice de Massa Corporal; Percentagem de Massa Gorda; Perímetro da Cintura; Tensão Arterial (apenas na Sede) e Glicemia. No total, foram rastreadas cerca de 400 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário